Sauli Niinisto é o grande favorito à vitória na segunda volta das presidenciais finlandesas que se realizam este domingo, uma vez que todas as sondagens dão-lhe clara vantagem.
O conservador Sauli Niinisto é o grande favorito à vitória da segunda volta das eleições presidenciais da Finlândia, que se realizam este domingo, indicam as sondagens realizadas nos últimos dias.
Todas as sondagens dão a este ex-ministro das Finanças o triunfo com mais de 60 por cento dos votos frente a Pekka Haavisto, um homossexual declarado de 63 anos, candidato dos Verdes, que falhou em conquistar os votos dos trabalhistas.
O facto de Haavisto ser casado com um emigrante do Equador pode também ter-lhe custado votos, apesar de o assunto ter passado praticamente despercebido na campanha e sido ignorado nas perguntas do público nos debates televisivos.
Ambos os candidatos são europeístas e a favor da presença da Finlândia na Zona Euro, defendendo ambos que o combate ao desemprego entre os jovens deve ser tarefa primordial do governo.