A Grécia deve «assumir as suas responsabilidades» e criar um fundo especial para o pagamento dos juros da dívida, afirmaram o Presidente francês e a chanceler alemã.
«Os gregos assumiram compromissos, devem respeitá-los escrupulosamente. Não há escolha, o tempo urge, é uma questão de dias», afirmou Sarkozy numa conferência de imprensa em Paris, citado pela agência noticiosa France Presse.
Os dois estadistas sugeriram também que a verba para pagar os juros da dívida grega «seja bloqueada» numa conta especial, de forma a garantir que a Grécia continua a assegurar o pagamento das obrigações.
«Sou a favor da ideia de passar os juros da dívida grega para uma conta bloqueada, para garantir que esse dinheiro estará disponível», afirmou Merkel.
Os dois líderes frisaram que os dirigentes gregos devem chegar a um acordo quanto a reformas e medidas de austeridade. Caso contrário, a Grécia não pode contar com mais ajuda financeira externa.
«A situação da Grécia tem de solucionar-se de uma vez por todas», disse Sarkozy no final do conselho de ministros franco-alemão que hoje se realizou na capital francesa.