Artes

João Fernandes novo subdiretor do museu espanhol Rainha Sofia

O diretor do Museu de Serralves será, depois do verão, o novo subdiretor do Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, em Madrid, Espanha, anunciou a instituição em comunicado.

Notícias avançadas pela imprensa espanhola dão hoje conta de que Lynne Cooke deixará o cargo de subdiretora de Pesquisa, Conservação e Divulgação do Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia depois do verão, sendo substituída no cargo pelo português João Fernandes.

Em comunicado na página oficial da instituição cultural espanhola, pode ler-se que o «até agora diretor do Museu de Serralves» irá juntar-se ao museu espanhol «para ocupar o cargo».

É com um misto de alegria e perda que o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, vê a escolha de João Fernandes para o cargo de subdirector do Museu Rainha Sofia em Madrid.

À TSF, Francisco José Viegas sublinhou a qualidade do trabalho feito pelo director do Museu de Serralves, no Porto.

João Fernandes já colaborou em várias ocasiões com o Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, tendo em 2001, comissariado, juntamente com o diretor do museu, Manuel Borja-Villel, e com François Piron, a exposição "Locus Solus. Impresiones de Raymond Roussel", patente no Rainha Sofia até 27 deste mês.

No mesmo comunicado pode ler-se que o atual diretor do Museu de Serralves, nascido em 1964 em Bragança, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo, entre 1992 e 1996, organizando, como comissário independente, diversas exposições em Portugal, Espanha e França.

Também foi comissário das representações portuguesas na 1ª Bienal de Arte de Joanesburgo, em 1995, na 24ª Bienal de Arte de São Paulo, em 1998 e a 50ª Bienal de Veneza, juntamente com Vicente Todolí.

[Texto escrito conforme o novo Acordo Ortográfico]