Portugal levou um produto inovador, uma barra energética feita com fruta fresca, para a feira mundial de frutas, em Berlim, que reúne expositores de dezenas de países.
Pelo segundo ano consecutivo, um grupo de produtores nacionais de fruta e legumes está na maior feira mundial do sector. Durante três dias, a associação Portugal Fresh marca presença na Fruit Logística.
A pera rocha e a maçã bravo de esmolfe, únicas no mundo, mas também uvas de mesa, saladas prontas a cozinhar, tomate, couves, abóbora ou kiwi. Está tudo à mesa, pronto a servir aos empresários de mais de 100 países que visitam a feira.
Manuel Évora, presidente da associação Portugal Fresh, destaca a segurança alimentar dos produtos nacionais como uma mais valia a mostrar.
«Uma das grandes vantagens que hoje oferecemos ao mercado internacional é sermos não só bons produtores de bons produtos, com sabor absolutamente inolvidável, mas também a segurança alimentar», disse.
Outra característica que distingue Portugal é a inovação. Lídia Santos, administradora de uma empresa de Torres Novas, apresenta na feira uma espécie de barra energética feira com fruta fresca.
«Criámos esta barra de fruta que é um puré de fruta, prensado, só feito com fruta. Depois tem uma alga que ajuda à agregação dos pedaços de fruta com o puré e lhe dá este formato de barra. É um produto fresco, natural, com 60 dias de validade, e que vai ser lançado dentro de dois meses», apresentou.
O stand português está no meio dos gigantes China e Brasil. Aos chineses, a ministra da Agricultura não piscou o olho, mas Assunção Cristas fez questão de visitar o pavilhão brasileiro e conversar com o secretário da Agricultura do Estado de Minas Gerais, destacando o «bom relacionamento» de Portugal com o Brasil.
Ainda esta quarta-feira, a ministra da Agricultura alemã visita o stand português. Um estudo da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) apresentado aos empresários indicou a Alemanha como um dos países com maior potencial para mudar a fado da agricultura portuguesa.
Portugal espera este ano exportar 100 milhões de euros de frutas e legumes.