Economia

AICEP congratula-se com exportações mais altas dos «últimos 15 anos»

Exportações

O presidente da AICEP congratulou-se com os números das exportações portuguesas, «os mais altos dos últimos 15 anos», justificando que o abrandamento em dezembro é «sazonal» e já tinha acontecido no ano anterior.

«Vão ser números exigentes de manter para o próximo ano, mas não há duvida que este ano conseguiram uma excelente prestação», afirmou Pedro Reis, à margem de uma visita à universidade de Aalto, em Helsínquia.

Questionado sobre o abrandamento em dezembro, o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) afirmou que mesmo esse mês «foi melhor do que o mês de dezembro de 2010», numa «surpresa positiva».

«Há um abrandamento em relação a novembro de 2011, mas também no ano passado houve, há um efeito sazonal», justificou.

Para o presidente do AICEP, «as empresas exportadoras em Portugal estão de parabéns», tendo atingido «o número mais alto dos últimos 15 anos, ultrapassando o ano de 2010 em 15 por cento, e ultrapassando o ano melhor até agora, que era o de 2008».

«Isto mostra uma resiliência das exportações e dos exportadores, que souberam ultrapassar a austeridade, a recessão e o abrandamento nos mercados de exportação, conseguindo inclusivamente Portugal aumentar a taxa de cobertura das importações pelas exportações de 64 por cento para 73 por cento», afirmou.