Artes

World Press Photo Award atribuído a fotojornalista espanhol

Fotografia de Samuel Aranda que recebeu o World Press Photo Award 2011 Direitos Reservados

Uma fotografia feita pelo fotojornalista espanhol Samuel Aranda no Iémen foi considerada a melhor pelo júri do World Press Photo.

O espanhol Samuel Aranda foi galardoado com o World Press Photo Award 2011 graças a uma fotografia tirada no Iémen durante a revolta contra o regime de Ali Abdallah Saleh.

A melhor fotografia para o júri do World Press Photo foi feita em Outubro e publicada pelo The New York Times e mostra uma mulher com luvas de latex envolta por um manto negro que a envolve quase totalmente.

A imagem mostra ainda esta mulher a segurar um homem de tronco nu, aparentemente ferido, que parece inconsciente e que tem uma tatuagem.

Apesar de não se perceber em que lugar foi a fotografia feita, Samuel Aranda identifica uma mesquita convertida em hospital de campanha para acorrer aos feridos que resultam dos protestos contra o presidente iemenita.

Para o juri, esta fotografia vai mais longe que o Iémen, uma vez que retrata «toda a revolta árabe» e o «sofrimento que envolveu» e a «luta das mulheres nesta revolta».

Redação