Economia

Grupo CGD registou prejuízo de quase 490 ME em 2011

CGD Global Imagens

No ano passado, a Caixa Geral de Depósitos registou um prejuízo de 488,4 milhões de euros, revelou a entidade financeira, que em 2010 obteve um lucro superior a 250 milhões de euros.

Os resultados do grupo financeiro estatal em 2011 «foram fortemente penalizados pela difícil envolvente económica e financeira, que conduziu ao registo, como custo do exercício, de provisões e imparidades no montante global de 1674,6 milhões de euros», justificou a CGD.

As imparidades relativas a títulos ascenderam a 613,1 milhões de euros, devido, sobretudo, à desvalorização das participações detidas pelo banco público na PT, BCP, Brisa e Zon, no montante de 349 milhões de euros (sendo a empresa de telecomunicações a responsável pela fatia de leão deste montante).

Já na semana passada os outros três maiores bancos portugueses deram conta de fortes perdas em 2011. O BCP liderou a lista com prejuízos de 786 milhões de euros.

Totalizando todos os prejuízos, do BCP, da CGD, do BPI e do BES, as perdas foram superiores a 1500 milhões de euros. O Santander Totta foi o único que escapou a esta razia, com um lucro de 64 milhões de euros.

Redação