Economia

Insolvência da Grécia seria um risco incontrolável, diz Merkel

A chanceler alemã assegurou, esta sexta-feira, que Berlim se manterá firme no apoio ao programa de salvação da Grécia, frisando que a insolvência de Atenas seria um risco incontrolável.

Políticos de todos os partidos alemães apelaram, esta sexta-feira, à Grécia para que faça os trabalhos de casa e aprove um programa de poupança consistente.

A chanceler Merkel, citada pelo Handelsblatt, garante que, apesar de todos os problemas, a Alemanha mantém o programa de salvação da Grécia, o caminho onde são menores os eventuais prejuízos.

Numa sessão extraordinária do grupo parlamentar CDU, Angela Merkel declarou que uma insolvência da Grécia é um risco incontrolável, em que já pensamos 100 vezes, disse.

Por sua vez, o ministro das Finanças alemão afirmou que «o que estamos a fazer é a solução pela qual nos podemos responsabilizar», acrescentando que a Grécia ainda não reúne as condições exigidas para poder receber mais apoios financeiros.

«Não se trata de massacrar os gregos, mas sim de levar o país ao caminho que permite uma vida normal», concluiu o ministro Wolfgang Schauble.

O Der Spiegel acrescenta que a Europa está a perder o medo de uma eventual bancarrota grega. O semanário fez contas e chegou à conclusão que caso a Grécia não possa pagar as suas dívidas, a Alemanha perderia cerca de 56 mil milhões de euros, o equivalente a 680 euros por cidadão.