Política

Miguel Relvas: Declarações de Schäuble foram «grande elogio» a Portugal

O ministro das Finanças alemão fez «um grande elogio» a Portugal, ao falar em bons progressos no âmbito do programa de ajustamento, considerou o ministro dos Assuntos Parlamentares.

O que o ministro das finanças alemão fez a Portugal «foi um grande elogio», disse hoje o ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, que garantiu novamente o cumprimento do programa de ajuda externa.

«O que o senhor ministro das finanças da Alemanha nos fez foi um grande elogio, foi ter dito que o que Portugal estava a fazer, estava a fazer bem e era o caminho certo [e] é bom ouvirmos palavras agradáveis», afirmou Miguel Relvas à margem do I Congresso dos Jovens Autarcas Social Democratas, que se realiza hoje na Trofa.

Relvas, que comentava assim a conversa informal de Vítor Gaspar com o seu homólogo alemão, Wolfgang Schäuble, no início da reunião do eurogrupo, garantiu ainda que «os portugueses podem esperar o cumprimento do programa que está em exercício, aquele que vigora neste momento».

«Vamos ultrapassar dentro deste programa, deste tempo e com estas verbas, vamos ultrapassar as situações em que estamos. Portugal já se distanciou da Grécia nos últimos sete meses, vamos continuar nesse caminho», frisou o ministro, para quem as reformas que estão em curso «são imparáveis nos próximos oito anos».

Durante o seu discurso no congresso, e em resposta às críticas feitas pela oposição, Relvas lembrou que «quem assumiu a responsabilidade de uma reforma profunda das finanças locais não foi este governo, foi o anterior quando assinou o memorando da 'troika'».

«Sabemos que já não pensavam em cumprir», atirou Relvas, destacando ainda que «24 horas antes da assinatura do acordo ainda diziam que Portugal não precisava de ajuda», e que «o país está cheio do discurso de politiquices», razão pela qual as «reformas do faz de conta acabaram».

Para o ministro dos Assuntos Parlamentares «se não fizermos as reformas que estão em curso morremos».

Redação