O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) aplaude o protocolo que será assinado esta quarta-feira entre o Governo, autarquias e universidades para aumentar o empreendedorismo jovem.
Fernando Ruas entende que é importante levar as universidades e os politécnicos a trabalhar com as autarquias.
O protocolo não prevê financiamento, mas o autarca acredita que vai ser preciso encontrar linhas de crédito para estes jovens.
«Os municípios têm condições, nomeadamente de instalações» para eventualmente colocar à disposição dos jovens e as universidades e os politécnicos «terão ferramentas de outras natureza para aprofundar as competências», enquanto o Governo terá «também uma palavra, nomeadamente em desbloquear algum crédito para estas instituições», afirmou.
O presidente da ANMP referiu que as câmaras já estão habituadas a promover o empreendedorismo, afirmando que foram as autarquias que lançaram os parques industriais, cedendo espaços aos empreendedores por valores simbólicos.
«É a continuidade desta postura que nos leva a acreditar que fomentar o empreendedorismo é também uma das nossas preocupações», acrescentou.