Internacional

A campanha para as presidenciais russas

Chávenas de capuccino representando os cinco candidatos às presidenciais russas de 4 de Março. De cima para baixo, da esquerda para a direita: Mikhail Prokhorov, Vladimir Putin, Guennadi Zyuganov, Vladimir Jirinovsky e Sergei Mironov Reuters/Sergei Karpukhin

As manifestações contra e a favor de Vladimir Putin têm marcado a campanha eleitoral para as presidenciais russas de 4 de Março. Para além de Putin, estão na corrida mais quatro candidatos.

A Rússia escolhe a 4 de Março o sucessor de Dmitri Medvedev na presidência russa. Vladimir Putin, antigo presidente e actual primeiro-ministro, é o grande favorito, apesar do mau resultado do seu partido, o Rússia Unida, nas legislativas de 4 de Dezembro.

As manifestações contra e a favor de Putin têm-se sucedido e tiveram o seu ponto alto até agora a 4 de Fevereiro, quando milhares de russos tomaram parte em diversas manifestações realizadas um pouco por toda a parte.

Para além de Putin, que tenta o regresso a um cargo que ocupou entre 2000 e 2008, está também na corrida à presidência russa o empresário e multimilionário Mikhail Prokhorov.

Os líderes de três partidos russos, o Partido Comunista, que duplicou a sua votação nas últimas legislativas, o Partido Liberal Democrático da Rússia e o partido Rússia Justa, também são candidatos à sucessão de Medvedev.

Um trabalho de Tiago Brandão com fotos da agência Reuters