Ambiente

Petição pretende alargar horário de transporte de bicicletas no Metro

Actualmente, as bicicletas só podem andar no metropolitano de Lisboa depois das 20h00 ou nos fins-de-semana e feriados. Com esta petição pretende-se que o transporte seja também permitido entre as 10h00 e as 17h00 dos dias úteis, de fora ficam as horas de ponta.

Bernardino Aranda é o primeiro signatário e um dos autores da proposta. À TSF, disse que com esta ideia seria possível rentabilizar a utilização da bicicleta na cidade.

«De certa forma também acaba por dar mais possibilidades de utilização da bicicleta na cidade, uma vez que ganha mais eficácia se for complementarizada com outros meios de transportes, porque a bicicleta serve sobretudo para fazer médias distâncias», defendeu.

Bernardino Aranda lembrou que noutras capitais europeias é possível transportar as bicicletas no metro, desde que não seja nas horas de ponta. A petição pode ser assinada na Internet até ao final do mês.

«A nossa ideia é entregar as nossas assinaturas à administração do metro, pedir uma audiência. Da nossa parte vai uma espécie de delegação composta por especialistas em mobilidade, professores, e vamos debater com eles as soluções técnicas (...) para um horário mais alargado», revelou Bernardino Aranda.