Portugal

Inquilinos protestam contra "lei dos despejos"

Em frente à Assembleia, concentram-se alguns inquilinos que protestam contra a lei que está a ser debatida em Plenário. A maior parte dos manifestantes já contam com uma idade mais avançada.

A TSF conversou com Romão Lavadinho, presidente da Associação Lisbonense de Inquilinos, que sublinhou que esta é uma "lei dos despejos" porque as pessoas mais idosas vão deixar de conseguir pagar as rendas actualizadas.

«Vão ser impostos valores de rendas tão elevados que é incomportável para os seus rendimentos. Nós temos mais de 20 mil inquilinos, naturalmente que a maioria têm mais de 60 anos, portanto é com esses que estamos preocupados porque esta lei não vem resolver nenhum problemas das leis actuais»

O que esta lei resolve, acrescentou Romão Lavadinho, «é o problema dos arrendamentos anteriores a 1990, em que a rendas estiveram congeladas durante muito tempo mas que hoje podem ser aumentadas periodicamente».

Questionado sobre se teme que os inquilinos vão deixar de ter capacidade financeira, Romão Lavadinho respondeu «que vão deixar mesmo porque não têm condições para pagar valores na ordem dos 400/500 euros, e estou a falar por baixo».