As compensações aos 16 municípios pela deslocalização do aeroporto da Ota para o campo de tiro de Alcochete estão congeladas por causa da crise. Contudo, o secretário de Estado dos Transportes garantiu hoje que a negociações foram reabertas.
As negociações foram reabertas com o objectivo de concretizar os investimentos prometidos pelo anterior Governo e, entretanto, congelados por causa da crise.
Depois do encontro entre o secretário de Estado dos Transportes e os 16 autarcas dos municípios do Oeste, ficou definido que vai ser criada uma comissão de trabalho, e que até ao fim do ano o plano estará revisto.
O presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Carlos Lourenço, que tambem é o autarca de Arruda dos Vinhos, está confiante e louva a atitude deste executivo.
«O último Governo, 'zero', nem sequer havia aproximação e desprezou-nos completamente. Portanto, esta proposta parece mais realista. Sabendo que não pode cumprir tudo, vamos arranjar formas de fazer isso tudo mas de uma forma muito real. Vamos ver o que vai resultar», salientou Carlos Lourenço.
Em Março, a comissão de trabalho estará pronta para arrancar com a revisão do plano de compensações. Até agora dos cerca de 200 projectos previstos, só cinco por cento foram executados.