O líder do PS considera que os jovens exigem medidas e não comissões para combater o desemprego, reiterando que o Executivo não está preparado para enfrentar as dificuldades.
«O que os jovens portugueses exigem do Governo são medidas, não são comissões», afirmou António José Seguro, quando questionado sobre a nova Comissão Interministerial de Criação de Emprego e Formação Jovem, que irá ser coordenada pelo ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.
Questionado se considera insuficiente o que o Governo está a fazer para combater o desemprego, o líder socialista lembrou que o desemprego jovem já atingiu os 35 por cento e salientou que um Executivo que ao fim de oito meses em funções vai criar «uma comissão para apresentar e estudar medidas» é «naturalmente um Governo que não estava preparado para enfrentar estas dificuldades».
A taxa de desemprego disparou no quarto trimestre para os 14 por cento, face aos 12,4 por cento observados no trimestre anterior, com o número de desempregados a ultrapassar os 770 mil, divulgou na quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com o INE, a taxa de desemprego aumentou assim, em termos trimestrais, 1,6 pontos percentuais. A taxa de desemprego média anual situou-se nos 12,7 por cento.