O primeiro-ministro preferiu, este domingo, quando confrontado com o fato de Cavaco Silva ter cancelado uma visita a uma escola onde alunos protestavam, destacar o papel do Presidente da República no momento que Portugal atravessa.
«Não quero fazer nenhuma resposta a perguntas sobre o senhor Presidente da República, porque tenho grande respeito» por ele e porque um chefe de Estado «fortalecido é importante para o país», disse em Gouveia, onde se deslocou para ir à Feira do Queijo.
Pedro Passos Coelho espera que «independentemente da confrontação política, da guerra partidária que às vezes se lança, que as pessoas saibam distinguir a posição do senhor Presidente da República, porque ele tem sido de uma relevância muito grande para a estabilidade que temos tido em Portugal», como se viu na altura da negociação do Orçamento do Estado e no acordo de concertação social.
O primeiro-ministro sublinhou a «cooperação política» do Presidente da República com o Governo e frisou que isso é «muito relevante para o país».