O presidente da Comissão Europeia disse que o acordo sobre um segundo programa de ajuda à Grécia é «um passo em frente fundamental» para o país e para a Zona Euro.
José Manuel Durão Barroso, que falava esta terça-feira em Bruxelas, acrescentou que o acordo atingido pelo Eurogrupo esta madrugada fecha a porta a «um processo de falência descontrolada» e sublinhou acreditar que o segundo programa de assistência irá funcionar. «As pessoas aprendem com os erros», disse.
O líder do executivo comunitário referiu ainda estar «consciente da carga pesada que o povo grego tem carregado e dos enormes esforços que tem feito», mas reiterou que as medidas tomadas são essenciais.
«Não há alternativa à consolidação orçamental e às reformas estruturais na Grécia», disse, numa conferência de imprensa.
O segundo programa «irá intensificar as ambiciosas reformas estruturais em curso», acrescentou, felicitando os ministros das Finanças da Zona Euro por terem tomado «a decisão correta para a Grécia e para a Europa».
O Eurogrupo aprovou esta madrugada, no final de uma longa reunião, o segundo resgate da Grécia e o perdão parcial da dívida grega.