Economia

PS apela ao Governo para que inverta a sua estratégia económica

Carlos Zorrinho

O PS considerou que as mais recentes previsões da Comissão Europeia comprovam o caminho errado das políticas de austeridade e apelou ao Governo para que inverta a sua estratégia.

Carlos Zorrinho falava após a Comissão Europeia ter revisto em baixa as suas previsões para a evolução da economia portuguesa, esperando agora que o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal diminua 3,3 por cento em 2012.

Nas previsões intercalares hoje divulgadas pela Comissão Europeia para os 27 Estados-membros, só na Grécia (-4,4 por cento) está prevista uma recessão mais grave que em Portugal.

Em reação, Carlos Zorrinho considerou que as projeções da Comissão Europeia «demonstram que a economia portuguesa está a decrescer, o país está a empobrecer e 1,2 milhões de portugueses procuram encontrar emprego».

«Neste contexto, um grupo de 12 países da União Europeia fez um manifesto para o crescimento e emprego, mas deixaram Portugal de fora, porque consideram que o Governo português não está sintonizado com estes objetivos. Um país com um PIB que decresce sistematicamente e em que o desemprego aumenta de forma brutal como pode não estar sintonizado com os objetivos de crescimento e emprego, estando pelo contrário sempre sintonizado com a austeridade?», interrogou-se o líder parlamentar socialista.

Segundo Carlos Zorrinho, nos últimos seis meses, em todas as declarações públicas, «o PS defende que a consolidação das contas públicas só pode ser feita simultaneamente com a adoção de medidas de apoio às empresas, ao crescimento e ao emprego».