Economia

Silva Lopes acredita que Portugal vai pedir nova ajuda «lá para o Outono»

Para o ex-ministro das Finanças Silva Lopes, Portugal terá de pedir nova ajuda financeira para evitar uma forte recessão. Já Miguel Cadilhe defendeu a acção de Vítor Gaspar.

O antigo ministro das Finanças Silva Lopes acredita que Portugal vai precisar de uma segunda ajuda financeira até ao final de 2012, caso contrário, a recessão em Portugal vai agravar-se de forma significativa.

«Não vamos voltar aos mercados tão depressa e precisamos durante algum tempo ainda de ir aumentando a dívida, porque se de repente eliminarmos o défice da balança de pagamentos temos de ir uma recessão muito mais séria que a que estamos a passar», previu.

Para este ex-titular da pasta das Finanças, Portugal deverá necessitar de nova ajuda financeira «lá para o Outono» para que a queda do PIB que será de mais de três por cento em 2012 não vá para os «dez ou 15».

Também à margem de uma conferência na Faculdade de Economia do Porto, Miguel Cadilhe defendeu a acção do actual ministro das Finanças, ao considerar que Portugal «dificilmente poderia ter encontrado melhor comandante para as Finanças Públicas» que Vítor Gaspar.

«A médio prazo, acho que esses resultados vão acabar por aparecer. É preciso que Portugal tenha forças e coragem e tenha um bom comando para atravessar este desfiladeiro que vai ser muito árido e severo. Se tudo correr bem, ele terá condições para cumprir», frisou.

Este antigo ministro das Finanças considerou ainda que Vítor Gaspar está a ser um «excelente comando que temos no país, muito adequado às circunstâncias que vivemos».

Redação