Entre as medidas propostas pela CNA está a suspensão temporária do pagamento das prestações à Segurança Social e a reposição da ajuda à electricidade verde.
Os agricultores pedem ao Governo para avançar rapidamente com um conjunto de medidas para fazer face à fala de chuva em Portugal, incluindo a suspensão temporária do pagamento das prestações à Segurança Social.
A Confederação Nacional de Agricultores lembra que a seca está a provocar prejuízos elevados com a duplicação dos custos de produção e recorda que medidas como a reposição da ajuda à electricidade verde já foi aplicada no passado em circunstâncias idênticas à actual.
«Era um reembolso de 40 por cento sobre o valor do consumo da energia eléctrica dos agricultores», lembrou o dirigente João Dinis, que propõe ainda «aumentar o benefício fiscal no gasóleo e nos combustíveis».
Ouvido pela TSF, João Dinis disse ainda que os agricultores pretendem linhas de crédito a longo prazo, entre dez e 20 anos, e a antecipação do pagamento das ajudas aos agricultores.
Este dirigente da CNA disse ainda «ter fé que a situação vai melhorar» e incentivou a ministra Assunção Cristas a tomar medidas de «apoio à produção nacional e a contribuir com a sua acção como ministra da Agricultura». «A ministra é especialista no palavreado. Temos fé que isso também mude», concluiu.