Os dados revelados hoje pelo Instituto de Registos e Notariados mostram uma tendência para nascimentos no mês de Setembro. Ao contrário, nos feriados as maternidades têm pouco movimento.
Foi no dia em nasceu Bocage e Guerra Junqueiro. O dia 15 de Setembro está nos dados dos Registos e Notariado como a data onde mais pessoas nasceram em Portugal nos últimos seis anos.
Um total de 289 indivíduos veio ao mundo no dia em que a cultura chinesa dedica o aniversário da Lua e na cultura católica é o dia da Nossa Senhora das Dores, mas o mês de Setembro, além do dia 15, é fecundo em nascimentos.
Entre os dez dias em que mais se nasce em Portugal nove são em Setembro (23, 22, 20, 16, 12, 21, 14 e 18). Curiosamente os meses em que menos se nasce são no Inverno e então se for feriado, Natal ou Ano Novo ainda são menos os nascimentos.
Para completar esta ideia em Dezembro os nascimentos concentram-se no dia 19, uma semana antes do Natal.
O mês 9, o mês de Setembro, tem assim os dias com mais nascimentos do ano o que leva a pensar que os portugueses têm a tendência a escolher os meses frios de Dezembro e de Janeiro para procriarem.
Com efeito, era no inverno que Bocage sentia a sua «alma mais acesa», em que via brincarem «no fértil prado Ninfas e Amores» e e onde sentia «os perfumes, o encanto, as alegrias de mil prazeres».