Economia

Portugal e Espanha comprometem-se a facilitar mobilidade

Os governos de Portugal e Espanha comprometeram-se hoje a encontrar soluções que permitam a interoperabilidade entre os sistemas de cobrança de portagens dos dois países.

A cobrança electrónica de portagens nas antigas SCUT (vias sem custo para os utilizadores) foi um dos temas abordados na reunião entre o ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, e a ministra espanhola do Fomento, Ana Pastor, que decorreu esta tarde, em Lisboa.

No final da reunião, que durou mais de três horas, o ministro Álvaro Santos Pereira afirmou que «existe uma grande vontade de parte a parte de melhorar a situação atual» em matéria de cobrança electrónica de portagens.

«Haverá certamente uma possível revisão dos modos de pagamento e uma melhoria ao longo dos próximos meses», disse o ministro, admitindo que existe «alguma falta de informação» sobre as possibilidades de pagamento existentes que, no seu entender, «são bastantes flexíveis para as pessoas» que se deslocam a Portugal.

A ministra espanhola do Fomento, por seu turno, disse que os dois governos vão trabalhar para que possa haver mais «interoperabilidade», de modo a favorecer a mobilidade.

Na agenda da reunião de hoje estiveram também as ligações ferroviárias entre os dois países.