Economia

Mario Monti elogia resultados alcançados por Portugal

Mario Monti Reuters

O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, considerou por isso que Portugal «mereceria um melhor reconhecimento por parte dos mercados financeiros».

Depois de um encontro no Palácio Chigi, em Roma, com o primeiro-ministro português, Mario Monti declarou que «Portugal tem um programa de reformas e de medidas para consolidar das contas públicas ambicioso, mas realista, para o qual conta com um amplo apoio político».

Mario Monti acrescentou que «os resultados atingidos até hoje [por Portugal] são notáveis, como também já foi sublinhado pela Comissão Europeia».

Nesse sentido, o primeiro-ministro italino considerou que «estes resultados alcançados por Portugal mereceriam um melhor reconhecimento por parte dos mercados financeiros».

Antes, Mario Monti disse ter transmitido a Passos Coelho o seu «sincero apreço pelos esforços que Portugal está a realizar, com sucesso, na frente da consolidação orçamental e competitividade» e referiu que os dois compartilharam as suas «expectativas relativamente ao Conselho Europeu» de quinta e sexta-feira.

Por seu lado, o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, defendeu que se reconhecimento acabrá por chegar e mostrou confiança no regresso aos mercados no próximo ano, tal como previsto no programa de assistência financeira.