Desporto

Portugal empata a zero em Varsóvia

Polónia-Portugal Reuters

A selecção portuguesa de futebol empatou, esta noite, a zero com a Polónia, em encontro de preparação para a fase final do Euro2012, que se realiza de 8 de junho a 1 de julho.

A equipa das "quinas" apresentou a mesma estrutura, mas sem a mesma eficácia do último jogo, frente à Bósnia-Herzegovina, a contar para o "play-off" de qualificação para o Euro2012, e permitiu mesmo que o "suplente" Mierzejewski ameaçasse a baliza lusa, nos últimos minutos.

No último jogo antes de divulgar os seus eleitos, o selecionador português, Paulo Bento, confirmou que a "base" dos eleitos para a fase final do Euro2012 está escolhida, trocando apenas Hélder Postiga por Hugo Almeida, relativamente ao seu último "onze".

Frente à seleção polaca, anfitriã da competição que tem início no mesmo palco dentro de 100 dias, e que jogou apenas com Jelen na dianteira, no lugar do lesionado Lewandowski, a equipa das "quinas" começou dominadora, conseguindo, logo aos quatro minutos, ameaçar baliza polaca.

Nani, correspondendo a um passe de Raul Meireles, rematou cruzado para defesa apertada de Szczesny que, dois minutos depois, viu Hugo Almeida atirar, também da zona frontal, ao lado.

A reação da seleção polaca, galvanizada pelos quase 60 mil espetadores presentes, partiu de Obraniak, sem "assustar" Rui Patrício, que só viria a ser incomodado, perto do intervalo, quando Nelson, que substituiu o lesionado Fábio Coentrão aos 21 minutos, permitiu que Jelen se isolasse, mas sem conseguir bater o guarda-redes luso.

Mais inspiração mostrou Nani, aos 17 minutos, ao obrigar Szczesny a ceder canto, após driblar dois defesas. O extremo do Manchester United "brilhou" novamente, aos 38, na assistência para Cristiano Ronaldo "testar" o guarda-redes polaco, depois de o avançado "merengue" já ter falhado o alvo por duas vezes.

O inevitável Nani, na última jogada antes do intervalo, voltou a surgir frente a Szczesny, mas errando o alvo, quando Hugo Almeida aparecia sozinho na zona frontal.

Na segunda parte, já com Manuel Fernandes no lugar de Moutinho, a Polónia "cresceu" e aproximou-se da área lusa, sempre por Obraniak, primeiro com um remate por alto e, depois, a obrigar Rui Patrício a ceder canto.

Aos 70 minutos, Cristiano Ronaldo voltou a dispor de um livre na zona central, a cerca de 30 metros da baliza, mas o remate acabou por sair na direção de Szczesny, que até assumiu alguns "receios" no encontro com o "capitão" luso.

Pouco depois, Paulo Bento "apadrinhou" a estreia de Nelson Oliveira na seleção principal, por troca com Nani, quando Ronaldo já tinha cedido o lugar a Quaresma.

Apesar das alterações lusas, foi o suplente Mierzejewski que se destacou, nos últimos minutos do encontro, ao assistir Peszko, que rematou à figura de Rui Patrício, e, depois a protagonizar dois remates, que obrigaram o guarda-redes português a aplicar-se.

Equipas:

- Polónia: Szczesny, Piszczek, Perquis, Wasilewski, Wawrzyniak (Boesnich, 85), Blaszczykowski (Mila, 90), Dudka, Polanski (Matuszczyk, 81), Obraniak (Mierzejewski, 81), Rybus (Peszko, 77) e Jelen (Kamil Grosicki, 67).

Suplentes: Fabianski, Boesnich, Jodlowiec, Komorowski, Kaminski, Matuszczyk, Peszko, Mierzejewski, Mila e Kamil Grosicki

- Portugal: Rui Patrício, João Pereira, Pepe (Rolando, 67), Bruno Alves, Fábio Coentrão (Nelson, 21), Miguel Veloso, Raul Meireles, João Moutinho (Manuel Fernandes, 46), Nani (Nelson Oliveira, 82), Hugo Almeida (Hélder Postiga, 66) e Cristiano Ronaldo (Quaresma, 76).

Suplentes: Eduardo, Beto, Nelson, Ricardo Costa, Rolando, Manuel Fernandes, Ruben Micael, Paulo Machado, Quaresma, Nelson Oliveira e Hélder Postiga

Árbitro: Alon Yefet (Israel).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Miguel Veloso (48).