Economia

Desemprego na Zona Euro atinge recorde histórico de 10,7 por cento

Desemprego Direitos Reservados

Ainda segundo o Eurostat, Portugal atingiu uma taxa de desemprego de 14,8 por cento, a terceira taxa mais alta da Zona Euro.

A taxa de desemprego na Zona Euro atingiu em janeiro um recorde histórico de 10,7 por cento, o que corresponde a quase 17 milhões de pessoas sem trabalho.

O Eurostat revelou também esta quinta-feira que os 27 países da União Europeia têm um desemprego de 10,1 por cento, o significa que mais de 24 milhões de europeus não têm trabalho.

Ainda de acordo com o Eurostat, Portugal tem a terceira mais alta taxa da Zona Euro com 14,8 por cento de desemprego em janeiro, um aumento de 0,2 pontos em relação a Dezembro.

A taxa de desemprego que se regista em Portugal e exactamente igual à da Irlanda, sendo que apenas a Espanha, com uma taxa de 23,3, e a Grécia, com quase 20, superam a taxa portuguesa e irlandesa.

Em Portugal, a taxa de desemprego entre os portugueses com menos de 25 anos subiu para os 35,1 por cento, mais 0,1 pontos que em Dezembro.

Neste grupo etário, a Espanha é o país com maior taxa com quase 50 por cento, sendo que a Europa regista cerca de cinco milhões de jovens europeus sem emprego.