Para compensar o pouco tempo de recuperação dos jogadores do Benfica e FC Porto que estiveram nas selecções, o professor José Manuel Soares diz que a alimentação equilibrada e sono são essenciais.
O professor catedrático José Manuel Soares entende que houve um «tempo curto» de recuperação para os 10 jogadores do Benfica e os nove dos FC Porto que estiveram ao serviço das selecções e que vão estar no "clássico" desta sexta-feira.
«Há muito pouco a fazer, ou seja, fazer uma alimentação muito equilibrada e hidratada com alimentos ricos em hidratos de carbono que sejam basicamente assimilados», explicou este especialista em fisiologia.
Ouvido pela TSF, este catedrático da Universidade do Porto adiantou ainda os fusos horários são o pior inimigo destes jogadores, em particular, de James Rodriguez, que jogou em Miami pela sua selecção.
Nestes casos, segundo este antigo recuperador físico do Boav ista, na altura em que este clube foi campeão, a «alimentação e o sono passam a ser decisivos» e «em alguns casos, se utilizam indutores de sono para induzir um repouso mais rápido».