Vida

Capitão do Costa Concordia não usava óculos na noite do acidente

Costa Concordia Reuters

O primeiro oficial do navio, ouvido hoje numa audiência prévia ao julgamento, afirmou que, ao contrário do habitual, o capitão Francesco Schettino não tinha, no dia do naufrágio, os seus óculos.

O capitão do Costa Concordia, o navio de cruzeiro que naufragou em Itália, em Janeiro, não usava óculos na noite do acidente. A informação foi avançada este sábado pelo primeiro oficial do navio.

Numa audiência prévia ao julgamento, o primeiro oficial disse que o cpaitão do Costa Concordia, Francesco Schettino, não tinha com ele os óculos de ver ao perto, como era habitual, por isso, pediu-lhe várias vezes para verificar a rota no radar.

Sendo que antes, o capitão do Costa Concordia tinha dito que a rocha em que o navio embateu não constava das cartas de navegação.

O advogado do primeiro oficial, o tripulante que supervisiona todas as operações, disse ainda que o primeiro oficial era o único elemento da tripulação que estava na ponte no momento do embate e que foi ele a ordenar a retirada de todos os passageiros.

O Costa Concordia naufragou no dia 13 de Janeiro junto à ilha de Giglio, na Toscânia, com mais de quatro mil pessoas a bordo. O capitão Francesco Schettino está acusado de homicídio múltiplo e de abandono do navio.

Redação