Saúde

Transferência do Maria Pia para Santo António será positiva, diz responsável

Hospital Maria Pia Direitos Reservados

Solari Allegro, presidente do Centro Hospitalar do Porto, diz que todos ficarão a ganhar com esta transferência. A Ordem dos Médicos tem algumas reservas.

O presidente do Centro Hospitalar do Porto explicou que os doentes do hospital pediátrico Maria Pia vão ficar a ganhar ao serem transferidos para o Santo António.

Comentando a transferência que começa esta segunda-feira, Solari Allegro indicou que estes doentes vão ter «melhores condições», em primeiro lugar, porque as «instalações são seguras».

De acordo com este responsável, os doentes no Santo António dispoem de uma «porta de saída e todas as condições de segurança» em caso de incêndio, o que não acontecia no centenário hospital Maria Pia, que vai fechar portas.

Para Solari Allegro, o Santo António «do ponto de vista tecnológico, está infinitamente mais bem equipado e portanto têm condições de segurança naquilo que se lhes faz muitíssimo melhores».

Por seu lado, a Ordem dos Médicos tem algumas reservas em relação a esta transferência, uma vez que receia que o espaço para a pediatria no Santo António não seja o mais adequado.

Miguel Guimarães defende que o espaço da pediatria «deve estar na área de um grande hospital central para poderem partilhar serviços, exames auxiliares de diagnóstico, para poderem ter o apoio de uma especialidade mais rara que não está só vocacionada para a área pediátrica, etc».

«Existir um espaço físico para as crianças e onde se concentram as várias especialidades pediátricas é absolutamente fundamental», adiantou o presidente da secção norte da Ordem dos Médicos.

Contudo, para Miguel Guimarães, o «Santo António não tem muito espaço, mas não sei qual a transformação que o dr. Solari está a fazer para concentrar todas as crianças numa ala pediátrica».

Redação