Economia

Crescimento económico da Zona Euro em 2011 revisto em baixa

Euros Direitos Reservados

O crescimento da Zona Euro para 2011 foi revisto em baixa para 1,4 por cento. O Eurostat indicou também que o PIB português diminuiu 1,3 por cento no quarto trimestre de 2011.

O crescimento da Zona Euro para 2011 foi revisto em baixa para 1,4 por cento, indicam dados revelados esta terça-feira pelo Eurostat, que confirmam os países da moeda única estão pela primeira vez em contracção desde 2009.

Depois de uma primeira estimativa que previa um crescimento de 1,5 por cento para a Zona Euro, o Eurostat explica os seus novos números com uma redução de vários factores, entre os quais o consumo privado e o investimento.

Mesmo assim, o gabinete europeu de estatísticas adiantou que, na comparação com o último trimestre de 2010, o PIB da Zona Euro cresceu 0,7 por cento nos últimos três meses de 2011.

Relativamente a Portugal, nos últimos três meses de 2011, segundo o Eurostat, a riqueza portuguesa teve um crescimento negativo de 1,3 por cento quando comparado com o trimestre anterior.

Em relação ao mesmo período de 2010, o PIB português teve uma queda de 2,7 por cento, um resultado apenas acima do registado pela Grécia.

Redação