Benfica

Benfica vence Zenit e está nos quartos de final (com vídeo)

Benfica vs Zenit RT

O Benfica qualificou-se para os quartos de final da Liga dos Campeões ao vencer o Zenit, por 2-0, em jogo da segunda mão dos oitavos de final, disputado no Estádio da Luz.

O golo de Maxi Pereira foi o momento crucial da partida, visto que forçou o Zenit a alterar a estratégia.

É sabido que o Benfica é muito forte nessas transições, mas hoje não conseguiu aliar a essa qualidade coletiva à eficácia, muito por culpa de uma noite infeliz de Cardozo, que, além da escassa produtividade que caraterizou a sua exibição, desperdiçou duas oportunidades soberanas de fazer o 2-0, aos 52 e 70 minutos, e "matar" a eliminatória.

A perder ao intervalo, devido ao golo de Maxi Pereira (45+1), o Zenit teve de fazer aquilo que não necessitou no Dragão, isto é, subir as linhas e assumir a iniciativa do jogo, abrindo grandes espaços nas costas da sua defesa, situação na qual o Benfica se sente muito confortável, por ter jogadores rápidos e capazes de explorar esses espaços.

Deste modo, o Benfica jogou toda a segunda parte com o seu bloco mais baixo, situação ideal para marcar o segundo golo e "fechar" a eliminatória, mas a falta de eficácia no último toque ou na finalização forçaram os adeptos benfiquistas a sofrer escusadamente para lá dos 90 minutos regulamentares.

O Zenit nunca criou oportunidades soberanas de golo, mas o perigo rondava e o risco de os russos marcarem, fosse num erro defensivo dos "encarnados", fosse num lance de bola parada, era real.

Aos 90+3, o Benfica acabou por chegar ao segundo golo por Nelson Oliveira, que Jesus lançou em campo a substituir Cardozo, numa altura em que o Zenit tentava atacar com tudo e desguarnecia totalmente a sua retaguarda.

Sob a arbitragem do inglês Howard Webb, as equipas apresentaram-se do seguinte modo no Estádio da Luz:

<b>Benfica</b>: Artur, Maxi, Luisão, Jardel, Emerson, Javi Garcia, Witsel, Bruno César, Gaitan (Matic, 72), Rodrigo (Nolito, 62) e Cardozo (Nelson Oliveira, 80).

Suplentes: Eduardo, Nolito, Nelson Oliveira, Matic, Miguel Vítor, Saviola e Capdevila.

<b>Zenit</b>: Malafeev, Anyukov (Bruno Alves, 53), Hubocan, Lombaerts, Criscito, Shirokov, Denisov, Semak, Zyryanov (Fayzulin, 71), Bystrov (Lazovic, 46) e Kerzhakov.

Suplentes: Zhevnov, Bruno Alves, Lazovic, Bukharov, Fayzulin, Huszti e Kanunnikov.

<b>Ação disciplinar</b>: Cartão amarelo a Anyukov (05), Javi (15), Denisov (68) e Nelson Oliveira (90+3).