As equipas de Manchester tiveram um dia negro na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, com o City a ser derrotado pelo Sporting (1-0) e o United a perder com o Athletic Bilbau (3-2).
Frente a um adversário estatisticamente mais fraco, o Manchester United esteve à beira da humilhação em Old Trafford, mas Wayne Rooney, que inaugurou o marcador aos 22 minutos, salvou a honra dos "red devils" ao assinar o 2-3 já nos descontos.
Llorente (44), De Marcos (72) e Muniain (90) construíram um dia memorável para os bascos, que regressam a casa com o passaporte para os quartos de final e a eliminação do "gigante" inglês praticamente carimbados.
Mas o dia mau para os "nativos" de Manchester tinha começado um pouco mais cedo, em Portugal, no calcanhar de Xandão, que deu uma inesperada vitória ao Sporting por 1-0.
A infelicidade das equipas inglesas contrastou com a exibição mais do que positiva dos conjuntos espanhóis, totalistas de triunfos na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.
No regresso de Simão ao Vicente Calderón, o Atlético de Madrid ganhou ao Besiktas por 3-1, com o extremo português a marcar, e não festejar, o único golo dos turcos, atitude que lhe valeu uma homenagem da "afición" nas bancadas.
Com Manuel Fernandes e Quaresma no "onze", a equipa orientada por Carlos Carvalhal só não saiu de Madrid com a eliminação praticamente traçada graças ao golo do extremo português, que abre uma janela de esperança para a partida de Istambul.
Também o Valência garantiu uma viagem tranquila à Holanda ao derrotar o PSV por 4-2, um resultado que destoou dos outros conjuntos holandeses -- o Twente bateu o Schalke 04, por 1-0, e AZ Alkmaar a Udinese, por 2-0.
Nos outros jogos da jornada europeia, o Metalist venceu o Olympiacos (0-1) e o Standard Liège empatou em casa (2-2) com o Hannover.