Saúde

É «bizarro» doentes serem atendidos em Lisboa, diz diretor clínico

O diretor clínico do Hospital de Loures, que hoje é inaugurado oficialmente mas não serve grande parte das freguesias de Mafra, admite que há capacidade para atender mais doentes.

Muitos doentes do concelho de Mafra continuam a ser assistidos no hospital de Santa Maria apesar de na viagem passarem ao lado do novo hospital de Loures.

Já se sabia que essa situação acontecia no próprio concelho de Loures mas a TSF apurou que das 17 freguesias de Mafra apenas quatro são servidas pelo novo equipamento que hoje é oficialmente inaugurado pelo ministro da Saúde.

Algumas das Juntas de Freguesia consideram que a situação está a causar incómodos inúteis aos doentes.

É isso que acontece por exemplo na Ericeira. O presidente da junta António Manuel Mansura explica que esta não é a melhor situação.

«Este é um incómodo para a Ericeira, passamos ao lado de Loures, vemos um hospital novo e alguns dos utentes do município de Mafra deslocam-se para o Hospital Santa Maria. É ingrato porque no concelho de Mafra uns são tratados em Loures e outros em Lisboa», explica.

Fonte da câmara de Mafra admitiu à TSF que a autarquia já falou com o Ministério da Saúde. O governo estará a analisar o caso e promete respostas para breve

À TSF o diretor clínico do Hospital de Loures, Rui Maio, admite que a situação é «bizarra», mas a culpa é do contrato com o Estado.

O hospital de Loures admite que pode tratar mais doentes, mas para já há freguesias do concelho de Mafra e também de Loures que continuam a ser assistidas em Lisboa.

Redação