Economia

Algarve foi a única região que ficou mais pobre em relação à Europa

Faro

Dados do Eurostat relativos a 2009 mostram que o Algarve foi a única região portuguesa que ficou mais pobre em relação à Europa.

Lisboa e a Madeira são as únicas duas regiões de Portugal com um Produto Interno Bruto (PIB) 'per capita' superior à média europeia, indicam dados de 2009 hoje divulgados pelo Eurostat.

De acordo com o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), Lisboa tinha em 2009 um PIB 'per capita' de 112,4 por cento, considerando que 100 por cento é o indicador que mede a média europeia.

A Madeira, por seu turno, tinha então o indicador nos 104,9 por cento, nota o Eurostat.

O Norte foi a região mais pobre, com 63,6 por cento de PIB 'per capita', mais de 30 por cento abaixo da média comunitária.

No caso em concreto do Algarve, segundo os dados do Eurostat, em apenas um ano, a população perdeu poder de compra. Em 2009, o PIB 'per capita' algarvio era equivalente a 84,6 por cento da média europeia. Em 2008, o indicador situava-se em 86 por cento.

Em reação, o líder dos empresários algarvios disse não ter ficado surpreendido com estes dados e apontou alternativas para a recuperação do Algarve. Vítor Neto considerou que é preciso apostar noutro modelo de desenvolvimento.

Redação