Vida

Ministro garante segurança reforçada em locais religiosos franceses

França Direitos Reservados

Esta medida surge depois de um ataque a uma escola judaica de Toulouse que vitimou três crianças e um professor de religião.

O ministro francês do Interior anunciou que todos os locais religiosos em França vão ter segurança reforçada, em particular as escolas israelitas de Toulouse.

Esta medida surge após o ataque feito a uma escola judaica de Toulouse, que provocou quatro mortos, três crianças com idades entre os três e os dez anos e um professor de religião.

Em declarações à France Info, a mãe de um aluno deste colégio contou emocionada que apenas viu um homem atirou e fugiu numa scooter.

O ministro francês do Interior Claude Gueant relaciona este ataque com dois tiroteios contra militares na última semana, um em Toulouse no domingo, que vitimou um militar, outro em Montanban, a 50 quilómetros de Toulouse, que matou dois paraquedistas.

O secretário-geral do conselho que representa as instituições judaicas em França não tem dúvidas em considerar esta ação como um atentado.

«Hoje, no séc. XXI, em França, numa instituição judaica, um colégio e um liceu estão submetidos ao receio e ao medo», afirmou Marc Pullmann.

Israel já disse que acredita que as autoridades francesas vão esclarecer o que aconteceu e o grande rabino de França mostrou-se horrorizado com o que aconteceu.

Redação