Portugal

MAI lamenta incidentes com jornalistas

Miguel Macedo

O Ministério da Administração Interna (MAI) lamentou os incidentes verificados na quinta-feira, adiantando que a IGAI já abriu um processo de averiguações.

«O Ministério da Administração Interna lamenta os incidentes ontem verificados no Chiado e que envolveram jornalistas», refere o MAI, em comunicado.

O MAI adianta que a Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) já procedeu à abertura de um processo de averiguação aos incidentes, «sem prejuízo das diligências entretanto desencadeadas pela PSP sobre os mesmos factos».

Na nota, o Ministério da Administração Interna afirma também que vai convidar o Sindicato dos Jornalistas e os diretores de informação dos órgãos de comunicação social para reuniões, na próxima semana, tendo em vista «a adoção de procedimentos adequados no sentido de evitar a ocorrência futura de idênticos incidentes».

O MAI assegura ainda que tudo fará para conciliar a necessidade de garantir a tranquilidade e ordem públicas com o exercício do direito à informação.

Dois jornalistas, um da agência Lusa e outra da Agência France Presse, ficaram feridos na quinta-feira em incidentes com as forças policiais, no Chiado, em Lisboa, enquanto recolhiam imagens da manifestação organizada pela Plataforma 15 de Outubro, no âmbito da greve geral convocada pela CGTP.