O Presidente da República defendeu o desenvolvimento da cooperação económica com a Sérvia, considerando que este país é uma «plataforma estratégica» para as empresas portugueses entrarem na região dos Balcãs.
«As empresas portuguesas revelam um interesse importante para aumentar as suas relações de investimento e comerciais com os países dos Balcãs e consideramos que a Sérvia é uma plataforma estratégica para a penetração nesses países», afirmou o chefe de Estado, durante uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo sérvio, Boris Tadic, com que esteve reunido no Palácio de Belém.
Notando que Portugal e a Sérvia já têm relações políticas «excelentes», Cavaco Silva defendeu a necessidade de aproveitar o potencial que daí decorre, nomeadamente para desenvolver a cooperação no domínio económico.
Esta questão foi, segundo Cavaco Silva, um dos temas do encontro com o chefe de Estado sérvio, que coincidiu na necessidade de se estabelecerem parcerias entre empresários dos dois países, com destaque para as áreas das infraestruturas, ambiente, telecomunicações e energia.
Classificando a Sérvia como «uma nação amiga», o Presidente da República recordou ainda que a visita de Boris Tadic a Portugal ocorre menos de um mês após ter sido atribuído à Sérvia o estatuto de país candidato à adesão à União Europeia.
«A Sérvia pode contar com Portugal para apoiá-la no sentido das negociações para a adesão serem lançadas tão rapidamente quanto possível», prometeu.