O presidente da Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco (SAER) e também da única agência de rating portuguesa disse que o Governo precisa de investir mais no esforço para a promoção do crescimento económico, nomeadamente para convencer os credores e os mercados.
Em declarações à TSF, José Poças Esteves considerou que os bons resultados nos últimos leilões de dívida dão um sinal positivo, mas sublinhou que não basta a Portugal reduzir o endividamente e criar ambiente de negócio.
«Neste momento, as agências de 'rating' já perceberam que a questão da austeridade, da paragem do endividamento, da mudança das reformas estruturais necessárias na economia portuguesa vai ser resolvido», argumentou.
No entanto, ressalvou, «não estamos a resolver nem a convencer os credores e os mercados de que temos soluções para o crescimento da economia portuguesa».
O responsável defendeu que para convencer os mercados e os credores é preciso haver crescimento económico.