Economia

PM assinala descida dos juros da dívida

O primeiro-ministro assinalou hoje a descida dos juros da dívida portuguesa no mercado secundário, sublinhando que os sacrifícios feitos pelos portugueses estão a produzir resultados e que Portugal está «no bom caminho».

Numa intervenção perante a presidente do Porto de Sines e os dirigentes da empresa de Singapura PSA, o primeiro-ministro referiu-se à forma «tão expressiva como os juros da dívida portuguesa têm vindo a corrigir no mercado secundário».

«Hoje pela primeira vez os juros da dívida em mercado secundário, quer a dez anos, quer a cinco anos, situaram-se em valores que só comparáveis com os que obtivemos há um ano atrás em meados de junho, quando olhamos para os juros da dívida a cinco anos e a dois anos e, respetivamente, a abril do ano quando olhamos para os juros a dois anos, ora abaixo dos 10 por cento neste caso», afirmou Passos Coelho, acreditando que os mercados pouco a pouco vão reconhecer os progressos de Portugal.

Os juros da dívida soberana portuguesa a dois anos atingiram hoje um novo mínimo, com a taxa cobrada pelos investidores para comprarem obrigações do tesouro nesta maturidade a situar-se nos 10,316 por cento.