Todas as compras superiores a mil euros terão de ser pagas através de cheque, débito direto ou transferência bancária, determina o Orçamento Retificativo, a aprovar esta quinta-feira.
O Governo vai baixar o teto legal para pagamentos em dinheiro às empresas dos atuais 9700 para mil euros, número que consta da proposta do Orçamento Retificativo, que será aprovado esta quinta-feira.
Segundo o Jornal de Negócios, a ideia do Executivo com esta medida é controlar melhor as empresas para combater a fraude fiscal.
Todas as compras superiores a mil euros terão de ser pagas através de cheque, débito direto ou transferência bancária.
Esta medida prevista no Orçamento Retificativo vem alterar a Lei Geral Tributária quanto ao limite previsto para os pagamentos em dinheiro.
Além das empresas, esta medida atinge também os contribuintes de IRS com contabilidade organizada, que passam a ser obrigados a ter uma conta bancária exclusiva para movimentos ligados à atividade profissional.
Por essa conta, vão ter de passar todos os pagamentos acima dos mil euros, o que permitirá ao Fisco identificar quem recebe o pagamento.