Os Estados Unidos saudaram hoje os «esforços positivos» da zona euro face à crise de dívida europeia, depois de o Eurogrupo ter reforçado o dispositivo de luta contra a crise.
«O anúncio de hoje do Eurogrupo apoia a trajetória de esforços positivos para reforçar a confiança da zona euro», afirmou, em comunicado, uma porta-voz do Departamento do Tesouro, Natalie Wyeth.
Os ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) aprovaram hoje, em Copenhaga, o aumento da capacidade dos fundos de resgate anti-crise para um valor de 800.000 milhões de euros.
«Nestes últimos meses, os dirigentes europeus fizeram progressos importantes para resolver a crise [de dívida europeia] e nós saudamos o seu compromisso unívoco a favor de um reforço da união monetári», acrescentou Wyeth.
«Aguardamos com interesse pela continuação das discussões no G20 sobre qual a melhor forma de fazer a economia mundial regressar a um crescimento forte, duradouro e equilibrado», concluiu a porta-voz norte-americana.
Os ministros das Finanças e os governadores dos bancos centrais das 20 economias mais desenvolvidas do mundo devem reunir-se no final de abril, em Washington.