O Benfica venceu, esta noite, na receção ao Sp. de Braga por 2-1, e ascendeu ao segundo lugar, com 59 pontos, menos um que o FC Porto. Os minhotos caem para a terceira posição, com 58 pontos.
Veja aqui as melhores jogadas do encontro.
No Estádio da Luz, o Benfica, que demonstrou um grande défice físico, obteve uma saborosa vitória graças a um remate certeiro de Bruno César, aos 90+2 minutos, após excelente jogada de um quase esgotado Gaitan, numa altura em que já nada fazia prever que os "encarnados" pudessem triunfar.
A formação de Jorge Jesus até foi superior na primeira parte, mas depois caiu muito de produção na segunda, altura em que o Sporting de Braga tomou o controlo da partida e mostrou argumentos para lutar pela conquista o seu primeiro título nacional.
Jesus chamou Rodrigo para ocupar o lugar do médio argentino, mas o jogador espanhol esteve muito longe da qualidade que já demonstrou esta temporada.
Por isso, sem o habitual "maestro" da equipa, o futebol praticado pelos "encarnados" acabou por ser algo atabalhoado, e sempre com Oscar Cardozo muito desinspirado (saiu aos 66 minutos), frente a um Sporting de Braga que foi crescendo com o decorrer do encontro.
No início da segunda parte, Quim ainda impediu o Benfica de marcar, com duas boas intervenções, mas coube a Mossoró protagonizar o falhanço da partida, quando aos 66 minutos, sozinho e a poucos metros da baliza, não conseguiu pôr os "bracarenses" em vantagem.
Elderson ainda brindou o Benfica com uma grande penalidade escusada, que Witsel converteu aos 78 minutos, mas o nigeriano redimiu-se pouco depois ao fazer o tento do empate, num lance em que o guarda-redes Artur ficou mal na fotografia.
O Benfica sobe assim ao segundo lugar do campeonato, a um ponto do FC Porto, que regressou à liderança da prova, e mais um que os "bracarenses", que hoje puseram fim a um série de 13 vitórias consecutivas.
O Sporting de Braga até protagonizou as melhores oportunidades da partida, mas acabou por perder a liderança, perante um Benfica que, além do cansaço demonstrado, denotou também demasiado a ausência do castigado Pablo Aimar.
O encontro no Estádio da Luz ficou também marcado pelo uso dos "speakers" do recinto para apoiar o clube da Luz, enquanto o jogo decorria, algo que é estritamente proibido pelos regulamentos da Liga.
Ficha de jogo:
Marcadores:
1-0, Witsel, 78'
1-1, Elderson, 82'
2-1, Bruno César, 90+2'
Equipas:
- Benfica: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor (Matic, 68), Capdevila, Javi Garcia, Witsel, Gaitán, Bruno César, Rodrigo (Nolito, 79) e Cardozo (Nélson Oliveira, 63)
Suplentes: Eduardo, Luís Martins, Matic, Nolito, Saviola, Yannick Djaló e Nélson Oliveira
- Sporting de Braga: Quim, Miguel Lopes, Nuno Coelho, Douglão, Elderson, Custódio, Hugo Viana, Mossoró (Luís Alberto, 86), Alan (Paulo César, 79), Hélder Barbosa (Nuno Gomes, 82) e Lima.
Suplentes: Berni, Ewerton, Paulo César, Nuno Gomes, Djamal, Carlão e Luís Alberto
Árbitro: João Ferreira (Setúbal)
Ação disciplinar: Douglão (13), Miguel Vítor (31), Luisão (65) e Quim (após final do jogo)
A assistir a este encontro no Estádio da Luz estiveram cerca de 50 mil espetadores