Portugal

Viana: Funcionários municipais com tolerância de ponto quinta e segunda-feira

Viana do Castelo

A Câmara de Viana do Castelo aprovou, por maioria, uma tolerância de ponto para os 800 funcionários municipais que começa na tarde de quinta-feira e que se prolonga até segunda-feira.

A proposta, que prevê a tolerância de ponto na tarde de quinta-feira e todo o dia de segunda-feira, foi apresentada pela maioria socialista no Executivo e aprovada hoje apenas com os votos a favor dos vereadores do PS, que a justificaram com a «importância» e «tradição» das festividades pascais na região.

«As festividades da Páscoa estão muito enraizadas na cultura do nosso concelho», disse ainda o presidente da Câmara, José Maria Costa.

O autarca explicou que na segunda-feira de Páscoa o «compasso pascal anda em grande parte das freguesias» e que a tolerância na tarde de quinta-feira é justificada para «interiorizar a quadra». «A segunda-feira é para estar com as famílias», apontou José Maria Costa.

Além disso, sexta-feira é também feriado nacional.

A proposta foi duramente criticada pelos vereadores da oposição (PSD e CDS-PP), sobretudo no que toca à tolerância de ponto na tarde de quinta-feira.