Economia

Gaspar mantém posição sobre subsídios após ser confrontado com imagens

Vítor Gaspar Direitos Reservados

Após ser confrontado com o que disse sobre a suspensão dos subsídios de férias e Natal, Vítor Gaspar manteve que o regresso destes subsídios só se verificará em 2015.

O ministro das Finanças manteve a sua posição sobre a reposição dos subsídios de férias e Natal, mesmo depois de a oposição ter lembrado imagens de arquivo transmitidas pelas televisões na quarta-feira, onde Vítor Gaspar e a secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, dizem que esta suspensão seria apenas válida para 2012 e 2013.

Durante o debate do Orçamento Retificativo, Vítor Gaspar chegou mesmo a dizer que estava disponível para explicar «muito vagarosamente» aos deputados a questão dos subsídios, que insistiu só serão repostos apenas depois da aplicação da totalidade do programa de ajustamento.

O titular da pasta das Finanças lembrou que «não houve qualquer alteração» na data do fim do programa de ajustamento, que se prevê que termine em 2014, e frisou que a «suspensão dos subsídios de Natal e férias foi apresentada no relatório de Orçamento de Estado como a vigorar durante a vigência do programa».

«A temporalidade desta suspensão e aquilo que foi votado nesta Assembleia da República depende da lei do Orçamento de Estado para 2012 que tem vigência anual», acrescentou Vítor Gaspar, que foi questão várias vezes pela oposição acerca da suspensão destes subsídios.