Vida

Operação para afundar navio à deriva acaba ao fim de cinco horas

Barco à deriva no Oceano Pacífico depois de lhe terem sido disparadas cargas explosivas Reuters

A Guarda Costeira norte-americana levou a cabo esta operação pelo facto de esta embarcação constituir um risco para a navegação e de não haver interesse para a sua recuperação.

A Guarda Costeira norte-americana demorou mais de cinco horas a concluir a operação para afundar um pesqueiro que se encontrava à deriva desde o tsunami no Japão, há mais de um ano.

Sem tripulação e sem sinalização, este navio, que agora se encontra a 180 milhas da costa do Alasca a 1850 metros de profundidade, era um potencial perigo para quem navegava no Oceano Pacífico.

Esta embarcação foi detetada pela primeira vez pelas autoridades canadianas a 24 de março, tendo logo sido considerado que esta embarcação constituía um perigo para a navegação.

Após o proprietário japonês do pesqueiro ter confirmado que não tinha intenção em o recuperar e de uma equipa canadiana, que o pretendia adquirir, ter inspecionado o navio e concluir que este também não interessava, a decisão tomada foi afundá-lo.

Para afundar este pesqueiro de 60 metros de comprimento, foram disparadas duas cargas explosivas, que provocaram uma pequena fuga de combustível que se encontrava na embarcação, mas que não deverá ter consequências para o ambiente.

«Esse combustível deverá dissipar rapidamente no Oceano e os destroços que ficarem serão recolhidos por nós e trazidos para a costa», acrescentou David Mosley, da Guarda Colsteira norte-americana.