Vida

Iate russo desparecido nos mares da Antártida

Mar

A tripulação do iate russo Scorpius, que realiza uma dupla viagem em redor dos polos norte e sul, deixou de entrar em contacto via rádio, mas não emitiu qualquer sinal SOS.

O ultimo registo do diário de bordo publicado na Internet é de terça-feira. Por causa do vento forte que começou a sentir-se na região, o iate foi obrigado a ancorar perto da estação polar norte americana Palmer.

O capitão esceveu, nessa altura, que era impossível prosseguir viagem até ao próximo destino do roteiro - a ilha da Desilusão, no arquipélago britânico Shetlands do Sul.

O contacto para o exterior terminou aí. A porta-voz da expedição já fez saber que o iate não enviou qualquer sinal de socorro; era isso que estava estabelecido caso fosse necessário pedir ajuda.

A porta-voz acredita, por isso, que a causa mais provável da falta de comunicação é uma avaria na antena provocada pela tempestade.

A tripulação do iate é muito experiente e já bateu vários recordes de navegação. A bordo estão quatro russos e quatro ucranianos.

O iate partiu do porto ucraniano de Sebastopol, no Mar Negro, em setembro do ano passado, sendo que o regresso está previsto para finais deste ano.