O BES vai aumentar o capital social em 1.010 milhões de euros, reforçando os rácios de capital até às metas exigidas pelos reguladores, anunciou o banco à CMVM.
«O Conselho de Administração do Banco Espírito Santo (BES), após parecer favorável da Comissão de Auditoria, deliberou hoje um aumento de capital social por novas entradas em dinheiro a realizar através de subscrição pública com respeito pelo direito de preferência dos acionistas de até 2.556,7 milhões de ações, ao preço de subscrição de 0,395 euros por ação, o que permitirá um encaixe de até 1.010 milhões de euros», lê-se no comunicado hoje enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Segundo o banco, a subscrição da totalidade deste aumento de capital vai permitir «aumentar o 'core tier 1' de 9,21 para 10,75 por cento (+154 pontos base) considerando os ativos ponderados pelo risco em 31 de Dezembro de 2011».
Desta forma, o BES cumpre tanto o rácio de capital 'core tier 1' de 9 por cento exigido pela Autoridade Bancária Europeia (EBA em inglês) até final de junho, bem como os 10 por cento exigidos pelo Banco de Portugal até ao final do ano.