Portugal

Passos quer evitar construção de novo aeroporto «na próxima década»

O primeiro-ministro quer evitar pelo menos «na próxima década» a construção de um novo aeroporto e admite que a Base Aérea do Montijo é uma das opções como «pista de apoio» à Portela.

«Eu não vou anunciar aqui nenhuma decisão nessa matéria, mas evidentemente que, dadas as circunstâncias em que vivemos no nosso país, o Governo já teve ocasião de dizer que está a estudar uma alternativa que nos permita fazer o funcionamento do aeroporto da Portela durante um maior número de anos, o que necessitará sempre de uma pista de apoio e, evidentemente, a Base Aérea do Montijo é uma das possibilidades que não deixará de ser estudada», declarou Pedro Passos Coelho.

O primeiro-ministro falava no final de uma visita à Base Aérea n.º 6, no Montijo, em resposta às perguntas dos jornalistas.

Interrogado sobre qual vai ser a escolha do Governo para aeroporto complementar ao da Portela, Passos Coelho confirmou que os estudos ainda decorrem e não quis «adiantar rigorosamente mais nada, sob pena de nos próximos dias o país inteiro desatar a fazer uma discussão imensa sobre o investimento que se teria de fazer numa decisão que não está tomada».

«Para não alimentar qualquer especulação direi apenas que sim, que estamos a equacionar todos os cenários que nos permitam utilizar o aeroporto da Portela durante um maior número de anos, de modo a evitar que o país tenha de despender uma soma demasiado avultada para um novo aeroporto, que esperemos não venha a ser necessário sobretudo na próxima década», concluiu.