Desporto

Sporting consolida quarto lugar com vitória na Choupana

Diego Rubio festeja o primeiro golo do Sporting frente ao Nacional Reuters

O Sporting consolidou o quarto posto no campeonato, ao vencer fora o Nacional por 2-3. O golo da vitória foi marcado por van Volfswinkel, de grande penalidade, aos 77 minutos.

O Sporting garantiu, este domingo, uma importante vitória na luta pela consolidação do quarto lugar na Liga, ao bater fora o Nacional, por 2-3, numa partida em que os leões estiveram em clara poupança, a pensar no jogo de quinto com o At. Bilbao para as meias-finais da Liga Europa.

Sem muitos dos habituais titulares, o Sporting precisou apenas de 12 minutos para se colocar em vantagem, num lance em que Diego Rubio se estreou a marcar no campeonato, após livre direto apontado por André Martins.

Depois de os madeirenses terem causado perigo aos 22 minutos através do venezuelano Rondon, o Sporting ampliou a sua vantagem aos 31 minutos desta feita com um remate forte e colocado de fora da área de Renato Neto, que também se estreou a marcar na Liga.

A resposta da equipa local não se fez esperar e três minutos depois, Mateus reduziu a desvantagem do Nacional, após um cruzamento de Candeias.

No segundo tempo, o Sporting, já com Schaars no lugar de Ricardo Neto, viu-se reduzido a dez elementos após a expulsão de Rubio, aos 59 minutos, depois de este jogador chileno ter sido admoestado com o segundo cartão amarelo.

Em desvantagem numérica, o Sporting viu a sua baliza ser ameaçada várias vezes pelos atacantes do Nacional que, aos 74 minutos, conseguiram mesmo a igualdade, numa jogada concretizada por Keita.

No entanto, três minutos volvidos, o guardião do Nacional travou van Volfswinkel na grande área e o holandês na marcação da respetiva grande penalidade, acabou por fazer o 2-3, que se manteria até final, muito embora Claudemir e Candeias, nos últimos minutos, tivessem boas hipóteses para marcar.

Com este resultado, o Sporting ficou com 53 pontos, mais cinco que o quinto classificado Marítimo, quer perdeu frente ao Benfica, e menos seis que o terceiro colocado Sp. Braga, que empatou diante do P. Ferreira.

Sob a arbitragem de Carlos Xistra, de Castelo Branco, no Estádio da Madeira, com a assistência de cerca de três mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

Nacional: Marcelo Valverde, João Aurélio (Skolnik, 61), Luís Neto, Danielson, Marçal, Moreno (Keita, 73), Claudemir, Diego Barcellos, Mateus, Mário Rondon (Márcio Madeira, 88) e Candeias.

Suplentes: Vladan, Ivan Todorovic, Skolnik, Juliano, Andrés Madrid, Márcio Madeira e Keita.

Sporting: Marcelo Boeck, Árias (Jeffren, 65), Onyewu, Xandão, Evaldo, Daniel Carriço, André Martins (Wolfswinkel, 61), Renato Neto (Schaars, 46), Pereirinha, Rubio e André Carrillo.

Suplentes: Tiago, Schaars, Wolfwinkel, Izmailov, Jeffren, André Santos e Ribas.

Ação disciplinar: cartão amarelo para Rubio (36 e 59), João Aurélio (45), Mário Rondon (70), Marcelo Valverde (76), Candeias (83) e Marcelo Boeck (90+3). Cartão vermelho por acumulação para Rubio (59).

Redação