Empresas

Pilotos e SATA Internacional ainda sem acordo

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) considerou «inconclusiva» a reunião que hoje teve com a administração da SATA, apesar de o Governo dos Açores ter assegurado a não aplicação da redução remuneratória a partir deste mês.

«Para já, a reunião foi inconclusiva. O canal de negociação continua aberto e vamos trabalhar no sentido de tentar chegar a acordo», afirmou Gonçalo Relego, vice-presidente do SPAC, em declarações aos jornalistas no final da reunião, em Ponta Delgada.

Relativamente à manutenção da greve convocada para o período entre 10 e 13 de maio, que coincide com as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o dirigente sindical afirmou que «está tudo em aberto», até porque se «mantêm as premissas» e, por isso, as «negociações continuam em aberto».

Na sequência desta reunião, o sindicato dos pilotos ficou de «analisar matérias», assegurando Gonçalo Relego que será tomada «uma decisão em tempo útil».

Por seu lado, José Gamboa, porta-voz da SATA, recusou classificar a reunião como «inconclusiva», afirmando esperar que o sindicato levante o pré-aviso de greve.

«Temos a forte expectativa que o sindicato levante o pré-aviso de greve para bem de todos os açorianos e da economia dos Açores em geral. Apresentamos a orientação que recebemos do acionista(Governo Regional dos Açores) para que, a partir do mês de Abril, não seja aplicada a redução remuneratória nos vencimentos, pelo que, da nossa parte, estamos convictos que o pré-aviso de greve será levantado», afirmou.

José Gamboa assegurou a «total disponibilidade e abertura» da transportadora aérea para atingir um acordo, mas frisou que, caso a greve se mantenha, a solução passa por assegurar serviços mínimos para o fim de semana em que se realiza uma das maiores festas religiosas dos Açores.

«Se não existir o levantamento do pré-aviso de greve, já foram negociados serviços mínimos na passada quinta-feira, no Ministério do Trabalho», revelou, acrescentando que foi possível «chegar a um entendimento, o que é sempre muito positivo nestas questões de greve».

Os serviços mínimos incluem duas ligações diárias entre Ponta Delgada e Lisboa e uma ligação entre Ponta Delgada e Boston, nos EUA, durante o período de greve.

Nesta reunião entre o SPAC e a administração da SATA foi apenas abordada a greve decretada pelos pilotos da SATA Internacional, que assegura as ligações aéreas do arquipélago com o exterior, não existindo ainda qualquer negociação com os pilotos da SATA Air Açores, que também têm uma greve marcada para a mesma altura.