O número de pessoas infetadas com o vírus da dengue na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, ultrapassou os 300 casos por 100 mil habitantes, configurando um quadro de epidemia, informou hoje o secretário municipal de Saúde.
Na semana passada, já tinha sido dado o alerta de que alguns bairros tinham registado surtos da doença e que havia grandes hipóteses de se alastrar para o resto da cidade.
Historicamente, os meses de abril e maio são os mais críticos, por serem uma época de proliferação do mosquito transmissor da doença.
Citado pelo diário local O Globo, o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, minimizou o fato, afirmando que a classificação de epidemia é uma questão "numérica" e que os hospitais e postos de saúde da cidade estão preparados para oferecer o atendimento necessário à população.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, que relata os casos referentes a todo o estado do Rio de Janeiro e não apenas à capital, entre 01 de janeiro e 21 de abril, foram notificados 64.423 casos de suspeita de dengue.
No mesmo período, foram registadas 13 mortes por dengue, sendo 12 da cidade do Rio de Janeiro e um do município de Niterói, cidade vizinha à capital.